Martech: o que promete no futuro do digital?

Martech: o que promete no futuro do digital?

Você já ouviu falar sobre o termo Martech? Parece até marca de celular ou mesmo um daqueles milhões de conceitos que surgem a cada dia no digital. Pois bem, é sim um conceito! Porém, um termo bem embasado e difundido lá fora que está chegando com tudo aqui no Brasil. Martech: Marketing Tecnology ou Marketing + Tecnologia.

E quer saber mais?  Você que trabalha com Marketing Digital está literalmente envolvida com o Martech. Isso mesmo!

Mas o que há de novo com o Martech?

Antes que você pense que Martech é apenas uma definição para quem trabalha com marketing e tecnologia, avisamos: o conceito vai muito além disso. Tecnicamente falando, Martech promete unir ferramentas tecnológicas e o marketing em benefício da estratégia traçada.

Alguns exemplos dessa união são as soluções de CRM e Business Intelligence, software de gestão e produção de conteúdo e e-mkt, mídia programática, entre outras ferramentas. Você faz uso dessas plataformas em suas estratégias de Marketing Digital? Pois saiba que você está colocando em prática o conceito Martech.

E para você ter uma ideia da força do Martech, segundo o estudo do Gartner “Gartner CMO Spend Survey 2015-2016”, 33% dos orçamentos de marketing nos Estados Unidos e da Inglaterra são destinados à tecnologia que será usada nas estratégias.

Mas o que é necessário saber para trabalhar com Martech?

Sabia que 96% dos profissionais de marketing, apenas 25% conhecem o Martech? Esse dado foi apresentado em um estudo divulgado pelo DOT (Digital Group), especializado em soluções digitais para Educação e Marketing. Porém, não quer dizer que os outros 70% não estão capacitados para tal.

Um profissional de Martech precisa ter conhecimento em programação. Mas calma: não é preciso ser um programador ou desenvolvedor de sistemas. O mínimo de conhecimento já é importante para entender tecnicamente algumas ferramentas, como o funcionamento do Google Analytics.

Você sabe lidar com banco de dados? Aprofundar-se no conceito Big Data é super importante para saber extrair informações relevantes que tornarão suas ações de marketing mais efetivas.

O termo Martech está ganhando sua força. Tanto que já existe um evento destinado ao Martech no Brasil, que acontecerá em maio, no Fecomércio de São Paulo. Se você é um profissional que une Marketing e Tecnologia, não pode deixar de participar.

Além disso, não deixe de acompanhar nossas publicações e novidades sobre o universo do Marketing Digital. Siga a B&E no FacebookInstagram e LinkedIn e fique sempre atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *