Mudanças no algoritmo do Facebook: o que as empresas devem fazer para impulsionar o alcance orgânico

Mudanças no algoritmo do Facebook

Há um bom tempo, o Facebook tem feito mudanças em seu algoritmo a fim de aprimorar a experiência dos usuários na plataforma. A mais recente impacta diretamente as Páginas: a rede social irá priorizar publicações feitas por familiares e amigos no feed de notícias dos usuários, diminuindo cada vez mais o alcance orgânico de publicações.

A notícia foi anunciada no dia 11 de janeiro de 2018 e já colocou muitas marcas e administradores de Páginas em alerta! Para Mark Zuckerberg, as pessoas precisam aproveitar seu tempo na plataforma com experiências de qualidade e devem interagir e se envolver com conteúdos realmente relevantes para elas.

Uma coisa é fato: além de melhorar a experiência dos usuários, o Facebook também deseja incentivar as pessoas a utilizarem anúncios para promover suas publicações.

Mas como reduzir o impacto dessa mudança nas estratégias de redes sociais e não depender apenas de patrocínios para alcançar o público? Para isso, separamos algumas dicas que não podem faltar em seu planejamento estratégico.

 Promova só o que for relevante!

Essa é uma regrinha velha, mas importantíssima nesse momento de mudanças no algoritmo. Lembre-se que um conteúdo relevante promove o engajamento e, consequentemente, impulsiona o alcance orgânico.

Anuncie pela plataforma

Os anúncios do Facebook ajudam realmente a alcançar um público qualificado, principalmente por conta das possibilidades de segmentações na hora de construir o anúncio. E o melhor: com um custo muito mais acessível e rápido em relação a outras possibilidades no mercado.

Não se prenda apenas ao Facebook

O Instagram, por exemplo, tem apresentado um engajamento muito maior do que o Facebook. Apostar em outras redes sociais, abrir novos canais de conteúdo e relacionamento são essenciais dentro de qualquer estratégia.

Investir em outros formatos de postagens, como vídeos, tem um alcance muito mais significativo. E o vídeo-first é a grande aposta do Mark Zuckerberg em 2018, acredite.

E fique de olho aqui no Blog: toda semana trazemos novidades e dicas sobre o universo do marketing e da inovação para você colocar em prática no seu planejamento estratégico! Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *